Chico Xavier, Divaldo Franco e Umbanda – Os Orixás, a Caridade e os Pretos Velhos

Por: Ryath (Inspirado espiritualmente por um Preto Velho)

Divaldo Franco, um trabalhador espirita, ele afirmou em um vídeo do YouTube, que os Orixás são seres elementais, e que os Pretos Velhos acham que são escravos dos brancos, e por isso eles os ajudam na religião da Umbanda.
Para Divaldo Franco, os Pretos Velhos são espíritos que faleceram velhos, e que foram escravos, e segundo ele, acham que continuam sendo.
Divaldo Franco, para alguns espiritas, ele é o substituto de Chico Xavier, mas se ele não rejeita esse título, pois cada um é cada um, porque?
Divaldo Franco, é um influenciador espiritual, e diferente de Chico, ele é contra a Umbanda.
Chico apoiava a Umbanda, como ele mesmo dizia, é uma religião de caridade.
A Umbanda é uma religião de caridade, pois todo o seu trabalho é atender consulentes, que vem pedir ajuda e evolução espiritual.
A Umbanda oferece isso; ajuda e evolução espiritual.
Isso não é a caridade que os espiritas tanto presam?
Agora, voltando as coisas que Divaldo Franco disse, ele não entende nada de Umbanda, não deveria nem falar sobre ela, pois o resultado de suas ações é trazer uma ideia errada sobre a religião Brasileira que cultua Deus, os Orixás e as entidades, que são seres que nos ajudam e amam.

 

 

Os Orixás
Os Orixás não são elementais, mas sim seres magnânimos que irradiam as energias de Deus sustentando, ajudando e melhorando toda a realidade.
Existe, por exemplo, Oxum, que irradia as energias das uniões e do amor, ou Obaluaiê, que irradia a energia da evolução em todos os seus sentidos, inclusive a espiritual, ou mãe Yemanjá, que é tão famosa e aceita, que envia as energias das criatividades e gerações, ou Oxóssi, que irradia a energia que estimulam o conhecimento e etc.
Existem 64 Orixás principais, mas eles foram se multiplicando infinitamente, então existem muitos, muitos, muitos.

Os Pretos Velhos
Os Pretos Velhos são espíritos que não necessariamente passaram pela escravidão, mas são seres que por afinidade estudaram nas escolas formadoras de Pretos Velhos no Plano Espiritual, e existem muitas dessas escolas.
Velho é o símbolo ou arquétipo da sabedoria, e a raça negra é a que tem mais longevidade, pois esse tipo de entidades são muito evoluídas espiritualmente, já são iluminadas, santas, ascencionadas, assim como os Caboclos e Guardiões Maiores ou Exus.
Os Pretos Velhos aprendem nessas escolas a usar ervas, rezas, benzimentos e outros tipos de elementos, inclusive o café, e assim beneficiam os atendidos e espíritos que estão com esse atendido, além de outros espíritos que procuram os centros.

 


Os Pretos Velhos, por serem muito elevados, são espíritos cujas suas energias são muito sutis, então usam os elementos, inclusive o fumo ou o cachimbo, para compactar a energia, pois caso contrário, elas atravessam os encarnados, não os atingindo.
Existe uma escola espiritual, a Umbanda Cristã, que não usa elementos, e com isso os espíritos perdem muitos recursos, e com isso deixam o trabalho deles muito difíceis e muito menos proveitoso.
Os espíritos que aprendem a ser Pretos Velhos, eles tem a missão, e é uma missão que não é muito fácil não, que é curar o emocional das pessoas, por isso trabalham na irradiação de Obaluaiê, Nanã, que são Orixás da evolução, e Omulu, que é o Orixá que trabalha com a finalização do que é disfuncional ou não serve mais.

 

Alguns Destaques: